Buscar

9 coisas que você deveria fazer pela sua banda durante a quarentena

Salve, consagradxs!


Meu nome é Robson Assis e esta é a minha primeira colaboração aqui no site. Para começar sem evitar este assunto do momento, vou falar sobre o tempo vago ao qual fomos forçados recentemente por conta da chegada do Coronavirus no Brasil. Isso forçou muitas bandas a pausarem as suas atividades como ensaios, shows e uma pancada de festivais. Então, sim, existe uma grande possibilidade de você já ter esquecido aquela música que vocês fizeram juntos no último ensaio, caso você tenha esquecido de gravar.


Portanto, vou deixar abaixo algumas dicas que podem ser úteis para quem tem banda e está precisando fazer estas férias forçadas pelo bem de todos. Então fique em casa, lave as mãos e aproveite para se manter produtivo.


"Forte e grande é você!"

Fique com 9 coisas que você deveria fazer pela sua banda durante a quarentena:


1. Criar (porque nunca é demais)


Mesmo que você esteja apenas trabalhando em formato de home office, essa é uma boa hora para manter um violão ou mesmo a guitarra plugada para estar sempre criando em suas pausas ou momentos ociosos.


Existem bandas com bancos de riffs no Google Drive, com cadernos e/ou um google keep cheios de letras. Ter seu instrumento perto para compor coisas novas para a sua banda pode fazer você tirar vantagem dessa quarentena.


Além disso, procure compartilhar essa produtividade com os outros integrantes. Quando tudo voltar ao normal, você terá muita coisa para trabalhar junto eles.


2. Fazer uma live interessante


Apesar de ter se tornado uma moda repentina (e relativamente insuportável) com o início da quarentena, as lives não são ruins, muito pelo contrário. Existem estudos que indicam que os algoritmos das redes sociais dão muito valor ao conteúdo feito ao vivo, o que pode ajudar a impulsionar a sua música, mesmo em um momento delicado e parado como este.


Segue algumas ideias sobre lives que você pode fazer neste período:


  • Um pequeno show acústico com as músicas da banda;

  • Uma live respondendo perguntas dos seguidores

  • Abrir a live apenas para conversar com o público sobre assuntos definidos na hora;

  • Uma live de indicações do que ouvir, ler, ou assistir durante a quarentena.

  • Collabs com integrantes de outras bandas parceiras.


Enfim, existem milhares de possibilidades. Aqui o importante é pensar em como tudo isso pode funcionar para a sua banda não ficar parada.


3. Refinar materiais semiprontos


Esta é a hora de realmente desengavetar todos aqueles projetos parados por falta de tempo, ou mesmo por falta de um empurrão. Desde aquela música que você criou todas as estrofes e ficou faltando só o refrão até o roteiro do mini documentário sobre a turnê que vocês fizeram dois anos atrás.


Chegou a hora de tirar o mofo das ideias antigas e fazer com que elas respirem novos ares.


4. Organizar um lançamento


Existe uma grande chance de você não ter feito o último lançamento da sua banda exatamente como você queria. Existem chances maiores ainda de você ter aprendido novas estratégias e ter tido novas ideias para o próximo lançamento. Então é hora de colocar tudo isso no papel.


Comece pensando em quando vai lançar o próximo disco da sua banda e a partir daí defina datas, prazos de composição, enfim. Faça como se você fosse o dono de uma grande gravadora e estivesse cobrando uma banda sobre seu próximo trabalho.


Ter um plano bem traçado pode fazer a diferença quando vocês voltarem às atividades. Inclusive pode fazer com que "as atividades" neste caso acabem voltando antes do esperado e mesmo à distância. Programe-se!


5. Organizar fotos e vídeos


Uma boa maneira de gastar o tempo livre é guardar todas as fotos é vídeos da sua banda e armazenar em um Google Drive ou Dropbox.


Pode parecer um trabalho bem idiota, mas faz toda a diferença para aquele momento que alguém pede uma foto para ilustrar entrevistas, para publicar, ou apenas para falar sobre a sua banda em um fanzine, por exemplo.


6. Começar um Feed organizado


Já ouviu falar em feed organizado no Instagram? É uma prática nova que muitos perfis tem aderido. E não, não tem exatamente a ver com aquelas imagens gigantes separadas em 9 partes que acabam poluindo o feed alheio do que qualquer outra coisa.


Neste caso, organizar o feed é postar imagens em tons de cores relativamente parecidos, ou com temas relativamente parecidos para que o deslizar da sua página de perfil se torne mais harmonioso.


Eu sei que pode estar soando babaca ou blogueirinho demais, mas tem bastante gente levando a sério, então achei melhor listar aqui.


7. Fazer Lyrics videos com as suas músicas


Os Lyric videos são uma excelente maneira do público conhecer as letras da sua banda. Oferecer ao público um lyric video é ter uma opção mais atrativa para que conheçam sobre o que você está falando, sem descobrir apenas nos sites de letras.


Existem diversas maneiras de fazer um lyric video, desde os mais simples com a capa do disco estática e apenas a letra passando, até grandes animações e videoclipes mais produzidos com imagens de shows, entre outros.


Uma dica extra aqui: o Ruy Araújo da Motim Underground faz uns lyric videos sensacionais para bandas por valores praticamente irrisórios. Vale a pena entrar em contato e trocar uma ideia.


8. Marcar uma reunião via chat ao vivo


Bandas fazem reuniões o tempo todo. Algumas vezes para resolver assuntos sérios, outras como uma tremenda desculpa esfarrapada para se encontrar e tomar cerveja juntos (vamos ser sinceros aqui).


Este, como você deve imaginar, é um bom momento para ambas as razões.


Faça a reunião pelo WhatsApp se sua banda tiver até 4 pessoas. Se tiver mais, você pode optar pelo Hangouts, Zoom ou Skype. Pode funcionar para mostrar novas produções, composições, conversar sobre o que tem rolado na cena esses dias, ou ainda apenas trocar uma ideia, tirar a cabeça do noticiário e compartilhar o momento tomando uma cerveja gelada dentro de casa,


9. Montar uma playlist sinistra


Essa é uma tarefa que muitos de nós sempre acabam postergando. Você deve saber que o Spotfy cria, automaticamente, uma playlist chamada "nome da sua banda rádio" , onde entram artistas que os usuários ouvem, cujo estilo tenha a ver com a sua banda ou não. Por exemplo, é possível ouvir um Capital Inicial na Dead Fish Radio (estou chutando, mas é possível).


Ou seja, o algoritmo do Spotify ainda é meio superficial demais e pode acabar colocando bandas como Capital e Dead Fish no mesmo bolo de rock nacional. Para impedir que o For fun acabe entrando na playlist da sua banda pesadona, uma boa sugestão é criar uma playlist baseada no som da sua banda.


Você pode criar no seu perfil pessoal e adicionar todos os tipos de artistas relacionados com o seu tipo de som. Em seguida, basta acessar o Spotify Artists e vincular a playlist ao perfil da sua banda.



Bom, é isso aí. Acho que uma das coisas que mais me mantém livre da neurose dessa pandemia atualmente é a possibilidade de criar e produzir. Espero que faça sentido e que isso possa lhe ajudar a se manter ativo nestes dias em casa.


Quando tudo isso acabar, que possamos marcar festivais e lançamentos infinitamente sem nos preocupar com abraços e apertos de mão. Enquanto isso, mantenha-se seguro;


Valeu, geral! Até a próxima.

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© seguimosfortes 2019