Buscar

Apartamento 405 recebe o rock feminista da Venuz


A energia contagiante da Venuz se destaca na versão acústica. A banda carioca acaba de lançar, a convite do canal Apartamento 405, live session para as músicas “Heartbreaker” e “Man! I Feel Like a Woman”, que ganham novas versões no violão. A primeira canção é autoral e faz parte do EP “RebELA” (2018), enquanto a segunda faixa é uma releitura do clássico dos anos 90, da cantora canadense Shania Twain.


"’Man! I Feel Like a Woman’ resume muito nossa postura na vida e no palco. Ser empoderada não descarta a possibilidade de vestir uma saia curta, ou um salto alto. Ser uma ‘femme fatale’ nem sempre está associado a seduzir um homem. Nós gostamos de ser assim porque faz parte de quem nós somos, nossa essência. Nos divertimos assim, nossa amizade também é sobre fazer tudo isso juntas.”, conta Aila Dap, vocalista da Venuz.


As live sessions apresentadas pelo canal Apartamento 405 contam com uma música cover e outra autoral, neste caso, a Venuz já traz em seu set ao vivo músicas como “Quero que tu vá” (da Ananda), “Wannabe” (das Spice Girls), e “House of the Rising Sun” (autor desconhecido), mas decidiu fazer algo diferente para esta gravação.

“Não achamos que nenhuma das músicas do nosso set ficava com ‘a nossa cara’ no formato acústico, pois perdiam a pressão que gostamos de colocar. ‘Man! I Feel Like a Woman’ é uma canção que sempre gostamos e já pensamos inúmeras vezes em inserir no set plugado, no entanto, acabava soando como mais um cover, e não uma versão desconstruída e diferente, como gostamos de fazer.”, argumenta Aila.


Após a proposta do Apartamento 405, foi numa reunião acústica que a versão foi testada no formato voz e violão: “Fluiu perfeitamente e conseguimos deixar a nossa marca na versão”, elogia Aila. O processo de escolha para a música autoral foi um pouco mais trabalhosa, e para chegar a escolha final, a Venuz contou com ajuda dos fãs, que escolheram “Heartbreaker” como a melhor na versão acústica.


“Apesar de não ser um single, é uma das músicas mais queridas pelo nosso público. Com uma pegada bem hard rock anos 80 e 90, que inclusive se assemelha com o estilo do hino da Shania Twain. Foi uma letra composta sobre um término de namoro na visão feminina de quem rompeu o relacionamento e gostaria de manter a amizade. Porém, no universo machista em que vivemos, muitos não conseguem enxergar suas ex-parceiras como amigas. "Heartbreaker" é além de um pedido de desculpas, também um retrato do homem carente da modernidade e um desabafo de uma mulher esclarecida.”, revela Aila.


Gravado e editado pela equipe do Apartamento 405, os vídeos são a primeira experiência da Venuz no formato de live session. “Foi ótimo sair da rotina de músicas plugadas e uma experiência enriquecedora descobrir nossa ‘pegada’ acústica. Como não temos muito hábito de fazer shows acústicos, precisamos adaptar muitas coisas, que são mais perceptíveis em ‘Heartbreaker’, uma vez que é a nossa autoral. Também ficamos honradas em termos sido convidadas para participar dessa iniciativa tão bacana dos rapazes do APTO 405, cujo maior objetivo é atrair mais atenção para cena autoral do Rio.”, conclui Aila.


Assista “Heartbreaker”: https://youtu.be/Vvf3v7aQZ3s

Assista “Man, I Feel Like Woman”: https://youtu.be/QLeNs0fPV9s




4 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© seguimosfortes 2019